Tratamentos como Aromaterapia são disponíveis nas unidades básicas de saúde de Santa Maria

Tratamentos como Aromaterapia são disponíveis nas unidades básicas de saúde de Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Nervosismo, dificuldade com o sono e coração acelerado, estas são algumas formas que a ansiedade pode se manifestar. Antes da pandemia de Covid-19, grande parte da população brasileira já vivia com este mal. No primeiro ano do episódio pandêmico, ela aumentou em 25%, nos dados da Organização das Nações Unidas (ONU).Cerca de 90% dos usuários que acessam as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) nas unidades básicas de Santa Maria procuram por um tratamento complementar para este transtorno psíquico. Aromaterapia, auriculoterapia e reiki são algumas das modalidades disponíveis em 14 unidades no município. Neste ano, já foram feitos mais de 2,2 mil atendimentos e a projeção é de crescimento. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Definição

Massoterapia, aromaterapia e até escalda pés, as Pics são abordagens terapêuticas que se baseiam em saberes e práticas tradicionais que complementam os tratamentos convencionais de saúde.


No atendimento de cada paciente, os tratamentos clínicos prescritos por médicos anteriores se mantêm, e novas práticas são implementadas sem alterar prescrições. O objetivo é  promover a saúde, prevenir doenças e auxiliar na recuperação das pessoas.


Em Santa Maria 

No Brasil, a implantação da Política Nacional ocorreu em 2006. No município, começou a ser discutida em 2018, quando, em 2021, foi efetivada por meio de diretrizes próprias para desenvolver as atividades. 


Os 30 profissionais que atuam hoje nos postos de saúde já trabalhavam na rede, mas optaram por se capacitarem junto ao Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics) da Universidade Federal de Santa Maria. Eles continuam exercendo suas atividades conforme o quadro de horário, mas destinam parte para desenvolver os atendimentos com as práticas


O Lapics  também oferece atendimento gratuito à comunidade de Santa Maria. Ele faz, atualmente, atendimentos comunitários no Campus Sede da UFSM, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em conjunto com o Observatório dos Direitos Humanos (ODH) da UFSM, e na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Ainda são mantidas parcerias com algumas clínicas privadas. Só em junho, foram ofertados 256 atendimentos.


Os atendimentos


Os óleos essenciais são a base do tratamento da aromaterapia. Foto: Nathália Schneider (Diário)

Nestas unidades de saúde (veja abaixo), os atendimentos são prioritariamente para a população que está dentro no raio de trabalho de cada unidade. Os horários de agendamento e consultas também variam conforme a dinâmica em cada posto de saúde ou estratégia da família. O recomendado é ir até a unidade e buscar informações e marcar consultas. 


Se a pessoa morar em um bairro que não tenha as Pics implementadas, é possível ir até outro posto que tenha para solicitar agendamento. Nestas circunstâncias, o caso será avaliado. 


Pontos de Saúde com PICS

  • UBS Arroio Grande – aromaterapia, auriculoterapia, Reiki 

- Telefone: (55) 99121-9506

- Endereço: Rua São Luís - Arroio Grande


  • Walter Aita - massoterapia, aromaterapia, reiki, auriculoterapia 

- Telefone: (55) 3174-1589

- Endereço: Rua Luiz Petry, s/n - Camobi, Santa Maria


  • UBS Waldir Mozzaquatro – reiki, aromaterapia 

- Telefone:  (55) 3174-1590

- Endereço: Rua Félix Manarim, s/n - Vila Schirmer


  • ESF Urlândia – massoterapia, auriculoterapia

- Telefone: (55) 3174 -1588 - opção 1

- Endereço: Rua Valdir C. da Silva, 495 - Vila Urlândia


  • ESF Vitor Hoffmann – massoterapia, auriculoterapia 

- Telefone: (55) 3174 -1591 - opção 5

- Endereço: Rua Distrito Federal, 80, Vila Rossi


  • ESF Lídia –  reiki, aromaterapia 

- Telefone: (55) 3174 -1588 - opção 5

- Endereço: Rua Maestro Ribas Barbosa, 13 - Vila Lídia


  • ESF Santos – aromaterapia, auriculoterapia 

- Telefone: (55) 3174 -1588 - opção 2

- Endereço: Rua Antônio Foletto, 03 - Vila Santos


  • ESF São Francisco –  aromaterapia

- Telefone: (55) 3174 -1589 - opção 4

- Endereço: Rua Santa Maria, s/nº - Residencial Dom Ivo Lorscheiter


  • ESF Itararé – aromaterapia

- Telefone: (55) 3174 -1590 - opção 4

- Endereço: R. Assis Brasil, 400 - Itararé


  • ESF Alto da Boa Vista – auriculoterapia

- Telefone: (55) 3174-1591 opção 4

- Endereço: R. Marcelino Champagnat - Vila Alto da Boa Vista, Bairro Nova Santa Marta

 

  • ESF Santo Antão – auriculoterapia

- Telefone: (55) 3174 -1592 - opção 5

- Endereço: Estrada Travessa São Martinho S/N


  • ESF São José – auriculoterapia 

- Telefone: (55) 3174 -1589 - opção 3

- Endereço: Rua Antônio Gonçalves Do Amaral, 1000, Bairro São José


  • ESF Roberto Binato – auriculoterapia 

- Telefone: (55) 3174 -1591 - opção 1

- Endereço: R. Raineri Danesi, 140 - Juscelino Kubitschek 


  • ESF Pains – aromaterapia, auriculoterapia, Reiki

- Telefone: (55) 3174 -1592- opção 1

- Endereço: Rua Pedro Fernandes da Silveira SN


Atendimento do Lapics 

  • Quando – De segunda a sexta-feira
  • Atendimentos – Por meio de agendamento toda sexta, às 9h, pelo Whatsapp (55) 99155-7376, ou de forma presencial, no prédio 20 do Campus da UFSM, sala 4132.
  • Mais informações sobre as atividades no Facebook e no Instagram do Lapics.


Orçamentos

Conforme a responsável pela política das práticas integrativas e complementares de saúde (Pics) em Santa Maria, Tainah Guerra, 34 anos, não há uma origem exclusiva de orçamento. Os valores saem da verba geral da assistência básica do município. 


Até o momento, o montante repassado ao projeto não conseguiu comprar a estrutura necessária, levando em consideração a especificidade de cada prática.O alívio foi o recebimento, em 2020, de um pouco mais de R$ 236 mil  em emendas impositivas para compra de materiais. Na lista da coordenadora Tainah comprou-se macas, computadores e placas para auriculoterapia, por exemplo. 



Ampliação da rede em Santa Maria

A ideia de haver tratamentos complementares como as Pics são recomendados pela OMS, Sistema Nacional de Saúde e por diversas instituições, como Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB), ainda assim, não escapa das críticas. 


Se por um lado alguns setores discutem a falta de consenso científico sobre a eficácia de práticas, o município aposta cada vez mais na sua expansão não só nas unidades básicas, mas com em um Centro de Referência em Práticas Integrativas. 


– A ideia é que a gente continue ampliando o número de profissionais oferecendo as práticas para termos minimamente em todos os territórios. E a gente tem planos do Centro de Referência em que as unidades possam encaminhar os usuários para lá, além do atendimento nas unidades primárias – relata a coordenadora Tainah. 


Foto: Nathália Schneider (Diário)


O centro de Referência municipal

A prefeitura de Santa Maria projeta um espaço específico para atendimento à sociedade, além dos atendimentos no cotidiano dos bairros. A proposta será em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, que sediará um espaço da Antiga Reitoria, R. Floriano Peixoto, bairro Centro. 


O Centro estará  em sintonia com o Programa Municipal “Valorize a Vida”, criado por meio de lei aprovada pela Câmara de Vereadores em maio, com o objetivo de prevenir e conscientizar a população de Santa Maria sobre o suicídio.


  • Onde –  Complexo Multicultural da Antiga Reitoria – bairro Centro –  nas salas 413, 414 e 415. 
  • Inauguração – Assim que as obras nas salas forem finalizadas
  • Capacidade –  Ainda não há uma previsão de número de atendimentos


Mais de 350 atendimentos no Posto de Saúde Walter Aita 

O posto de saúde Walter Aita, em Camobi, é uma das 14 unidades básicas de saúde com as práticas integrativas e complementares de saúde (Pics). Desde junho deste ano, são oferecidos  massoterapia, aromaterapia, reiki e auriculoterapia. Neste meio tempo, já foram mais de 350 atendimentos à comunidade


Geralmente, os pacientes conhecem o serviço via comunidade ou por indicação no próprio posto de saúde. A primeira consulta é uma escuta terapêutica que irá projetar o melhor tratamento alternativo. Geralmente, a Adriana de Carvalho Coelho, 44, técnica em enfermagem, e Jodele Cristiane da Silva, 40 anos, técnica de agente de saúde, ouvem reclamações ligadas à ansiedade. 


Foto: Adriana Coelho/ divulgação


Adriana trata seus pacientes com aromaterapia e reiki para buscar aliviar os sintomas através dos processos terapêuticos. O cotidiano é um desafio, pois exige adaptação de funções e adequação do ambiente. 


– O reiki é marcado uma consulta de 15 em 15 dias. Ele não precisa de muitas questões físicas, só um lugar que seja tranquilo, com luz baixa e vermelha. Junto com ele também usamos a aromaterapia – explica Adriana. 


A auriculoterapia e a massoterapia são as atividades de Jodele Cristiane. Com uma escuta atenta, a servidora iniciou neste universo a pouco tempo, quando fez um curso com o Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics). Cerca de 4 pacientes por turno passam pela sua sala. O cotidiano da equipe ainda está em adaptação, mas os desafios são satisfatórios. 


Atendimentos no Walter Aita 

  • Reiki e aromaterapia – Todas as terças-feiras pela manhã e tarde. Atende em média três pessoas por turno
  • Massoterapia e auriculoterapia – Toda quinta-feira e mais horários de 15 em 15 dias. Atende em média quatro pessoas por turno  

Definições 

  • Aromaterapia – Utiliza as propriedades dos óleos essenciais para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo 
  • Auriculoterapia – Técnica de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha
  • Massoterapia –  Aplicação de técnicas manuais sobre os tecidos externos do corpo visando melhorar o funcionamento do organismo como um todo, em decorrência da combinação de fatores mecânicos, fisiológicos e psicológicos
  • Reiki – É umas das práticas de imposição das mãos, ou seja, implica um esforço meditativo para a transferência de energia vital (Qi, prana) por meio das mãos 

Fonte: Glossário temático das práticas integrativas e complementares em saúde do Ministério da Saúde 

.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com longa fila de espera, Husm aguarda por liberação de segundo equipamento de radioterapia Anterior

Com longa fila de espera, Husm aguarda por liberação de segundo equipamento de radioterapia

Kits de medicamentos e insumos são enviados à população prejudicada pelas chuvas no Rio Grande do Sul Próximo

Kits de medicamentos e insumos são enviados à população prejudicada pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Saúde